Fábrica da empresa localizada em Caçapava (SP) é a primeira na indústria de alimentos a aplicar a tecnologia na América Latina

Conectividade da rede permite o uso em larga escala de óculos de realidade virtual e aumentada, fundamentais para treinamentos de colaboradores e suporte remoto em manutenções de máquinas.|Crédito: Nestlé
Na próxima quarta-feira (1/10), às 14h, a Nestlé participa da Futurecom, maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação para a América Latina, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista. Nesta 30ª edição do evento, a companhia será representada por Gustavo Moura, gerente executivo de Automação e Transformação Digital na Nestlé Brasil, no painel “Redes Privativas e a conectividade B2B”. O executivo irá contar sobre a experiência positiva na adoção da rede privativa 5G dedicada na fábrica localizada em Caçapava (SP), a primeira no setor de alimentos a utilizar a tecnologia na América Latina. A implementação da rede é uma parceria da Nestlé com a Claro Empresas e a Ericsson.
A tecnologia 5G foi aplicada no parque industrial da empresa no interior de São Paulo pois a unidade é referência na jornada de inovação da companhia no Brasil e uma das mais relevantes da América Latina no que diz respeito à Indústria 4.0. A rede opera totalmente separada da rede móvel pública, garantindo alta conectividade, segurança, eficiência e conexão com um grande número de dispositivos simultaneamente. Esta implementação cria condições para melhorias em diversas etapas da produção, como o monitoramento em tempo real de diferentes parâmetros capturados por sensores de diversos tipos, transmissores de pressão e câmeras com diferentes funcionalidades, o que permite a geração de modelos preditivos para manutenção e para processos produtivos de modo mais dinâmico e eficiente, por exemplo.
“A Nestlé investe constantemente em sua jornada de transformação digital e o 5G é apenas uma das tecnologias de ponta aplicadas em nossas operações industriais. Com ela, conseguimos ampliar de forma significativa o uso de recursos já presentes na produção das unidades, como robôs autônomos, veículos autoguiados e sistemas inteligentes baseados em inteligência artificial, visão computacional e machine learning. Tudo para munir nossos colaboradores com informações e insights para que consigam tomar decisões melhores e mais rápidas, mesclando seus conhecimentos com a facilidade da tecnologia”, explica Gustavo Moura, gerente executivo de Automação e Transformação Digital na Nestlé Brasil.
Entre as oportunidades futuras com o uso da rede de conexão, a Nestlé pretende focar na exploração de Edge Computing e Cloud Computing, bem como o desenvolvimento de novas aplicações imersivas e interativas para treinamento de colaboradores, promovendo maior engajamento, capacitação e conhecimento técnico dos processos produtivos, ferramentas fundamentais para manter a excelência operacional.
SERVIÇO
Futurecom 2025
Painel: Redes Privativas e a conectividade B2B
Palestrantes: Gustavo Moura, gerente executivo de Automação e Transformação Digital na Nestlé Brasil; Alexandre Vallejo, diretor de Vendas para Energia na Nokia; Eduardo Massaud, 5G Privative Network Product na Claro Empresas; Fabiano Funari, country manager na HCLTech Brasil; Juliano Moreira, Head Projetos Especiais na Deutsche Telekon; Karina Baccaro, diretora de Marketing e Operações B2B na Vivo; Maurício Vasconcellos, diretor executivo de Tecnologia na Rede Globo
Mediador: Eduardo Tude, Presidente da Teleco
Data: 01 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Plenária 2
Endereço: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes – km 1,5 – São Paulo/SP)
Mais informações: www.futurecom.com.br
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 18 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Informações para Imprensa – Nova PR