Com a participação de líderes C-level e tecnólogos seniores de bancos, fintechs, redes de cartões, provedores de nuvem e plataformas de consumo, a discussão se concentrou em como a inovação pode redefinir a saúde financeira.
NOVA YORK – 26 de Setembro de 2025 – A Globant (NYSE: GLOB), empresa de IA focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, anunciou que seu CEO e cofundador Martín Migoya coorganizou uma mesa-redonda de alto nível sobre Saúde Financeira com Sua Majestade a Rainha Máxima da Holanda, em seu papel como Defensora Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Saúde Financeira (UNSGSA).
A sessão, a portas fechadas, na cidade de Nova York, reuniu líderes seniores do Bank of America, Featurespace, FICO, Google, ING-Netherlands, Mastercard, Nexo, Visa, Wells Fargo, Banco Mundial, Xapo Bank e outras instituições importantes, bem como o Embaixador argentino nos Estados Unidos, Alec Oxenford, para abordar um dos desafios mais urgentes das finanças globais: como será possível remodelar a “saúde financeira” —a capacidade das pessoas de gerenciar dinheiro com estabilidade, resiliência, confiança e acesso justo— para a era digital e global.
“A comunidade global fez grandes progressos na expansão do acesso financeiro, mas o acesso por si só não é suficiente,” disse a UNSGSA. “Devemos garantir que a inclusão financeira leve a melhorias reais na vida das pessoas, incluindo maior resiliência, confiança e bem-estar”.
“Vimos o que a tecnologia pode fazer pela inclusão financeira, mas o acesso é apenas o primeiro passo. As pessoas também precisam de educação e ferramentas digitais para que possam atingir um estado de saúde financeira. Dessa forma, conseguem melhorar sua qualidade de vida, enfrentar desafios inesperados, planejar o futuro e se sentir seguras,” disse Martín Migoya, CEO e cofundador da Globant. “Ao reunir as ferramentas e serviços certos, insights do cliente, dados e inovação, o setor de tecnologia pode nos ajudar a avançar da inclusão para o impacto”.
A mesa-redonda destacou que, hoje, o impacto da saúde financeira vai muito além de aplicativos ou sistemas de pagamento, tornando-se fundamental para moldar o futuro do dinheiro de uma forma que sirva a todos. Os participantes concordaram que a próxima fronteira reside na construção de uma estrutura financeira sustentável, que capacite as pessoas não apenas a realizar transações, mas também a gerenciar as finanças diárias, resistir a choques econômicos e alcançar a segurança financeira a longo prazo.
Os principais pontos da mesa-redonda incluíram:
- A saúde financeira deve ser uma prioridade global. Na última década, infraestruturas – como pagamentos móveis, identificações digitais e conectividade – construíram a base para a inclusão, mas o acesso por si só não é suficiente. Agora, empresas e formuladores de políticas devem priorizar resultados, como estabilidade, resiliência e prosperidade, especialmente em tempos de crise e crescente complexidade na economia global. Isso significa ir além da gestão de crédito e encontrar maneiras de promover estratégias eficazes de construção de riqueza.
- Integrar recursos de saúde financeira em experiências e produtos digitais pode maximizar o empoderamento. Com apenas 31% das famílias nos Estados Unidos financeiramente saudáveis na primavera de 2025 (de acordo com a Financial Health Network), existe uma grande oportunidade para que plataformas, fintechs e empregadores integrem ações e insights de saúde financeira em experiências digitais cotidianas, facilitando para que as pessoas economizem, invistam, reduzam dívidas e construam segurança financeira de longo prazo. Tornar esse assunto um princípio de design de produtos pode aumentar o senso de empoderamento financeiro e a percepção de que é possível se tornar — e permanecer — financeiramente saudável.
- IA, dados e ciência comportamental continuam a transformar a conversa. Ferramentas baseadas em IA, fontes de dados alternativas e incentivos gamificados já estão remodelando a forma como as pessoas gerenciam dinheiro e formam hábitos financeiros. Quando o “empurrãozinho” (nudging) e a compreensão humana são combinados com tecnologia e aplicados de forma responsável, essas inovações podem construir confiança em larga escala e no longo prazo. O uso de IA para fornecer serviços de planejamento e aconselhamento mais personalizados também maximiza impacto e resultados.
A sessão foi encerrada com um apelo para que bancos, plataformas, reguladores e organizações de desenvolvimento trabalhem juntos para incorporar a saúde financeira em larga escala, e com o reconhecimento de que nenhum player único pode resolver o desafio sozinho.
Para mais informações sobre o Financial Services Studio da Globant, visite:
Sobre a Globant
Na Globant, ajudamos as organizações a prosperarem em um futuro digital impulsionado pela IA. Nossas soluções focadas em indústrias combinam tecnologia e criatividade para acelerar a transformação empresarial e projetar experiências que os clientes amam. Através da reinvenção digital, nossos AI Pods baseados em um modelo de assinatura e a plataforma Globant Enterprise AI, convertemos os desafios em resultados de negócio mensuráveis, e as economias prometidas em impacto real.
- Temos mais de 30.000 funcionários e estamos presentes em 35 países e 5 continentes, trabalhando para empresas como Google, Electronic Arts e Santander, entre outras.
- Fomos nomeados Líderes Mundiais em Serviços de IA (2023) e Líderes Mundiais em Serviços em Nuvem para Consultoria de Mídia, Integração e Operações Comerciais (2024) pelo relatório da IDC MarketScape.
- Somos a marca de TI de crescimento mais rápido e a quinta marca de TI mais forte a nível mundial (2024), de acordo com a Brand Finance.
- Também fomos destacados como um estudo de caso empresarial em Harvard, MIT e Stanford.
- Somos membros ativos da The Green Software Foundation (GSF) e do Cybersecurity Tech Accord.
- Somos parceiros globais da OpenAI, NVIDIA, AWS e Unity, integrando tecnologia de classe mundial para acelerar a inovação em todas as indústrias.
Assessoria de Imprensa da Globant
AVC Comunicação
Marília Pontes – marilia@comunicacionavc.com
Tel. (11) 99809-2294
Contato: pr@globant.com