fevereiro 16, 2026

Aproveite o Carnaval – sem uma ressaca cibernética

Com roubo de celulares e golpes digitais em alta, é importante estar alerta para os principais riscos de segurança durante a folia e saber como se proteger

Carnaval é sinônimo de festa, rua cheia, celular na mão e menos atenção do que o normal. Mas enquanto os foliões se divertem, criminosos digitais aproveitam o clima de descontração para aplicar golpes, invadir contas, roubar informações pessoais, profissionais e financeiras. O resultado pode ser um feriado repleto de estresse e prejuízos financeiros.

O Brasil registrou 498.516 celulares furtados e 419.232 roubados em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em períodos de grandes eventos e aglomerações, como o Carnaval, o risco de ser vítima de golpes digitais ou ter o aparelho roubado é ainda maior.

O risco vai além do roubo físico; durante o feriado costuma haver o aumento sazonal em furtos oportunistas e fraudes digitais. Com as pessoas conectando em Wi-Fi públicos, a possibilidade de tentativas de phishing aumenta, mensagens falsas, e fraudes financeiras é alta, comumente disfarçadas de promoções, notificações do banco, ou alertas urgentes.

Os golpes mais comuns do Carnaval incluem:

– Acesso aos aplicativos financeiros através do roubo do celular.

– Golpes por mensagem ou e-mail, fingindo ser bancos, operadoras ou serviços conhecidos.

– Invasão de contas por senhas fracas ou reutilizadas.

– Uso de Wi-Fi público e estações de recarga, facilitando o roubo de dados.

– Golpes financeiros, como transferências indevidas via Pix após acesso ao celular da vítima.

-Golpe da maquininha com máquina de cartão adulterada para clonar o cartão da vítima.

Como aproveitar o Carnaval sem colocar seus dados em risco

A boa notícia é que alguns cuidados simples já ajudam a evitar problemas. Se os foliões ficarem atentos e seguirem estas dicas, as chances de caírem em um golpe durante as festas diminuem significativamente.

– Ative a autenticação multifator em aplicativos, especialmente de serviços bancários e e-mail.

– Evite acessar contas importantes em redes Wi-Fi públicas.

– Use senhas fortes e únicas para cada serviço.

– Em caso de roubo ou perda, bloqueie imediatamente o aparelho e as contas.

Enquanto o Carnaval pode, e deve, ser um período de despreocupação, a segurança digital não pode ser deixada de lado. Com pequenas ações é possível assegurar que a única preocupação será escolher o próximo bloquinho.

Sobre a ManageEngine

A ManageEngine é uma divisão da Zoho Corporation que oferece soluções abrangentes de gestão de segurança e operações de TI para organizações globais e fornecedores de serviços geridos. Empresas estabelecidas e emergentes – incluindo 9 em cada 10 organizações da Fortune 100 – confiam nas ferramentas de gestão de TI em tempo real da ManageEngine para garantir o desempenho ideal da sua infraestrutura, incluindo redes, servidores, aplicações, endpoints e muito mais.

A ManageEngine possui 18 data centers, 20 escritórios e mais de 200 parceiros de canal em todo o mundo para ajudar as organizações a alinhar seus negócios com a TI. Para obter mais informações, visite o site da empresa, siga o blogLinkedIn e Instagram.

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors