Dra. Iulie Toman recebe honraria internacional da Victoria College of Music and Drama, Londres,
e reforça papel da internacionalização na Educação
A educadora e pesquisadora brasileira Dra. Iulie Toman acaba de conquistar uma das mais altas distinções acadêmicas concedidas pela Victoria College of Music and Drama, London (VCM): o Diploma of Fellowship (F.V.C.M.) com ênfase em Educação, uma honraria reservada a profissionais de destaque no cenário internacional. A conquista ocorre logo após sua aprovação no Doutorado em Educação pela Logos University International (UniLogos), instituição de Ensino Superior com presença Internacional, autorizada pelo Ministério da Educação Nacional da França e com credenciamento internacional.
Fundada em 1890 e incorporada oficialmente em 1891, a VCM é uma respeitada banca examinadora britânica que há mais de um século oferece exames e certificações em música, oratória e teatro em países como Reino Unido, República da Irlanda, Malta e Sri Lanka. O Fellowship representa o mais alto nível de reconhecimento concedido pela instituição, distinguindo contribuições significativas à área acadêmica e prática educacional.
Excelência reconhecida
Com sólida formação acadêmica, Dra. Iulie Toman acumula um extenso currículo: Doutora em Educação pela UniLogos, Mestra em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, especialista em Educação Especial Inclusiva pela PUC Minas e licenciada plena em Arte pelo Conservatório Brasileiro de Música. Sua trajetória envolve atuação em escolas de música, instituições públicas e privadas, além de pesquisa e produção científica nas áreas de neurociência aplicada à música, educação musical, formação docente e educação inclusiva.
Dentre os reconhecimentos nacionais, destaca-se o Prêmio Ouro em Educação Empreendedora no Rio de Janeiro e o título de “Professora Top 10 Conectando Boas Práticas”, promovido pela Fundação Lemann, ambos frutos de sua atuação inovadora no ensino.
Impacto do Fellowship
A concessão do Fellowship pela VCM representa não apenas um reconhecimento da trajetória de Dra. Iulie Toman, mas também uma chancela internacional à sua contribuição acadêmica, com impacto direto em sua atuação profissional. O título reforça sua credibilidade em instituições de ensino superior, amplia sua presença em redes de pesquisa internacionais e abre portas para futuras colaborações com universidades e centros educacionais do Reino Unido e demais países parceiros da VCM.
“O Fellowship representa para mim uma reafirmação de propósito: educar com compromisso, sensibilidade e base científica. É também uma janela aberta para novas conexões globais, com foco em práticas educacionais inclusivas e significativas”, declarou Dra. Iulie.
Internacionalização curricular: UniLogos e VCM
A parceria entre a Logos University International (UniLogos) e a VCM demonstra a importância da cooperação acadêmica internacional. Para a UniLogos, que atua com ênfase em mobilidade educacional e formação de pesquisadores em contextos globais, iniciativas como essa fortalecem o conceito de internacionalização curricular, permitindo que seus doutorandos e egressos dialoguem com centros de excelência em diversas partes do mundo.
“A educação do século XXI exige conexões além-fronteiras, e a concessão do Diploma of Fellowship à Dra. Iulie Toman é um exemplo concreto de como essas pontes podem transformar trajetórias e inspirar novas gerações de educadores”, afirma o Presidente e Fundador da UniLogos, Dr. Gabriel Lopes.
Novas oportunidades
Com o título de Fellow da VCM, Dra. Iulie passa a integrar uma seleta rede internacional de educadores e artistas. Isso pode resultar em futuras convocações para bancas examinadoras, participação em congressos acadêmicos na Europa e coautorias com pesquisadores internacionais em temas ligados à música, neuroeducação e formação docente.
Em tempos em que a educação precisa cada vez mais superar barreiras físicas e culturais, exemplos como o de Dra. Iulie Toman mostram que excelência, dedicação e parcerias institucionais sólidas são os pilares para uma atuação globalmente relevante.