O caso aconteceu na loja San Bruno Exotic, na qual Mathiesen buscava um gel para dor muscular. Em entrevista a um canal de televisão local, ela conta que o produto custava US$ 129,28 (aproximadamente R$ 716). Mathiesen afirma que queria deixar uma gorjeta de US$ 5 (cerca de R$ 27) para o atendente e, ao digitar o valor para o pagamento, confundiu a vírgula decimal com um ponto. Com isso, ela deixou uma gorjeta de US$ 5 mil no lugar de US$ 5. A consumidora também ressalta que teve dificuldade para enxergar a tela da máquina de pagamento por causa de sua altura. De acordo com ela, o balcão era alto e ela estava na ponta dos pés.
Para resolver a situação, a consumidora ligou para seu banco após sair da loja, mas a cobrança não foi estornada. Mathiesen afirma que conseguiu reaver o dinheiro quase um ano depois do incidente, após diversas negociações com o banco, que constatou que houve um engano no pagamento após a elaboração de um relatório, que contou com a participação da loja.