setembro 1, 2025

Mania de Churrasco fortalece política de desenvolvimento de pessoas

Mais do que oferecer carnes nobres, o Mania de Churrasco se destaca por seu compromisso genuíno com o desenvolvimento de pessoas. A marca, que conta com mais de 100 lojas no Brasil, entende que seu maior diferencial não está nos equipamentos, no cardápio ou na localização — e sim nas pessoas.

“Nossa empresa é, acima de tudo, uma plataforma de desenvolvimento. Nossa missão é que todo colaborador saia daqui melhor do que entrou, com mais repertório, mais disciplina, mais conhecimento e valores sólidos que levará para a vida”, afirma Thiago Camelo de Souza, sócio e diretor da área de Gente da marca.

Com uma cultura que valoriza a formação interna, o Mania de Churrasco oferece oportunidades reais de crescimento, independentemente de experiência prévia. Cerca de 95% dos colaboradores estão nas operações das lojas, muitos deles em seus primeiros empregos. A empresa aposta na capacitação, com trilhas de aprendizado, cursos EAD, programas de desenvolvimento de liderança e reconhecimentos que estimulam a evolução contínua.

O programa “Mania de Reconhecer” é um dos pilares dessa política. Por meio dele, colaboradores acumulam pontos por desempenho, que podem ser trocados por prêmios, viagens e experiências. Além disso, iniciativas como o Programa de Liderança em Foco, treinamentos presenciais e online, encontros de gerentes, franqueados e uma grande convenção anual reforçam essa cultura.

Um dos exemplos desse modelo é a trajetória de Geremias Pereira Carvalho, que começou sua jornada como churrasqueiro júnior em 2015. Em menos de 10 anos, ocupou os cargos de churrasqueiro pleno e líder, quando foi premiado como o melhor da empresa. Em 2019, tornou-se supervisor e treinador da rede e, em 2020, assumiu o cargo de analista de treinamento pleno e, dois anos depois, analista de treinamento sênior até se tornar, em janeiro de 2024, responsável de loja, supervisionando, orientando e garantindo o bom desempenho do restaurante, incluindo resultados e a excelência da operação.

“Graças ao Mania de Churrasco”, diz ele, “realizei muitos sonhos: viajei de avião e navio, conheci outras culturas, conquistei meu carro e, mais que isso, alcancei uma estabilidade financeira que nunca imaginei. Hoje, como responsável de loja, sigo em busca de crescimento pessoal e profissional”.

Para chegar aonde chegou, Geremias participou de mais de 22 treinamentos de novas lojas e implantações, além de ser um dos responsáveis pela criação do projeto TPCL – Treinamento Preparatório de Churrasqueiro Líder, considerado hoje um dos melhores programas da rede.

Benefícios

A empresa oferece uma série de benefícios além dos previstos em lei, como bolsas de estudo (com até 50% de subsídio para cursos relacionados ao negócio), treinamentos técnicos e comportamentais, acesso a programas de saúde mental e física, e um robusto sistema de reconhecimento.

A convenção anual, os campeonatos internos como o PEX (Programa de Excelência do Mania de Churrasco) e o Quiz Mania (campeonato de perguntas e respostas sobre a operação e os valores da marca) também fazem parte da estratégia para engajar e desenvolver os times.

A filosofia do Mania é clara: o sucesso do negócio depende da transformação das pessoas. “O CNPJ é uma soma de CPFsQuem atende o cliente, quem acerta o ponto da carne, quem faz a diferença, são as pessoas. Sem elas, não existe Mania de Churrasco”, reforça Camelo de Souza.

A empresa se orgulha de ver colaboradores que começaram como atendentes ou churrasqueiros se tornando gerentes e líderes inspiradores. “Nosso sonho é sermos reconhecidos como uma das melhores escolas de formação do varejo e da gastronomia no Brasil”, completa.

Sobre o Mania de Churrasco

Fundada há mais de 20 anos, a rede Mania de Churrasco é especializada em cortes premium de carne Angus, servidos em ambientes descontraídos. Com dois formatos de restaurantes (Buffet & Pizza e Prime Steak & Burger), a marca possui 111 unidades em shoppings, aeroportos e rodovias de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Reconhecida com o Selo de Excelência em Franchising (ABF) por oito anos consecutivos (2017-2025), a rede também faz vendas por delivery pelo iFood, dedicadas a cortes nobres e hambúrgueres exclusivos.

Journal Assessoria de Comunicação

Magali Magalhães: magali@journal.com.br  (11) 98235.7649

Luciana Frei: luciana@journal.com.br (11) 95134 9665

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