Lista foi apresentada no EmTech 2025, principal conferência de tecnologias emergentes do MIT, que ocorre pela primeira vez no Brasil entre os dias 29 e 30
A MIT Technology Review Brasil, plataforma de conteúdo do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), anunciou nesta segunda-feira (29) as 20 empresas mais inovadoras do Brasil e que receberam a chancela Innovative Workplaces 2025. Chegando à sua quarta edição, o estudo se estabeleceu como o principal indicador da cultura de inovação corporativa no Brasil, apresentando um panorama da evolução do tema, com mais de 1.500 inscrições este ano.
As companhias destacadas este ano, em ordem alfabética, pois não existe um ranking, são: Ambev, Ancar Ivanhoe, Bradesco Seguros, Brasilseg, Claro, Generali, Grupo Boticário, Hospital Moinhos de Vento, iFood, Johnson & Johnson, Leroy Merlin, Lojas Renner S.A, Minerva Foods, NTT Data, Petrobras, Positivo S+, Repsol Sinopec Brasil, TIM, Vivo e WEG.
Dentre as premiadas, quatro já se consolidaram como presença constante desde a estreia do Innovative Workplaces em 2022: iFood, Generali e Petrobras e Vivo/Telefônica figuram nas quatro edições. Outras três aparecem pela terceira vez: Ambev, Bradesco Seguros e Grupo Boticário. Enquanto nomes como Renner S.A e Claro marcaram presença em duas listas. Já entre os estreantes de 2025 estão Ancar Ivanhoe, Hospital Moinhos de Vento, Brasilseg, Johnson & Johnson, Leroy Merlin, Minerva Foods, Positivo S+, Repsol Sinopec Brasil e WEG, o que evidencia a renovação e a ampliação setorial do ecossistema brasileiro.
Os principais setores desta edição foram: Tecnologia e Telecom, Serviços, Finanças & Seguros e Varejo & Consumo.
Panorama da inovação brasileira
Os resultados médios da pesquisa indicam um amadurecimento do mercado. Entre 2024 e 2025, as empresas do Innovative Workplaces registraram avanços em quase todas as dimensões da pesquisa. A capacidade de exploração subiu de 4,40 para 4,44, e a experimentação de 4,55 para 4,62. Os processos internos tiveram crescimento mais expressivo, de 3,99 para 4,42, enquanto produtos avançaram de 4,18 para 4,26. ESG manteve-se estável, com leve variação de 4,30 para 4,22, e inteligência artificial evoluiu de 4,20 para 4,25. Já os resultados financeiros cresceram de 3,60 para 3,69, e os resultados não financeiros, relacionados a reputação e impacto, de 4,10 para 4,15, mostrando que a inovação segue cada vez mais consolidada em cultura, processos e percepção de mercado.
“O que observamos em quatro anos de Innovative Workplaces é uma mudança de paradigma. A inovação deixou de ser tratada como diferencial competitivo e passou a ser pilar estratégico das organizações brasileiras. Se nas primeiras edições destacávamos esforços pontuais em produtos ou serviços, hoje vemos empresas que institucionalizaram a inovação como parte de sua cultura, em áreas que vão de processos internos à inteligência artificial e ESG”, afirma André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa.
Metodologia aplicada
Para chegar a lista das empresas mais inovadoras do Brasil, a MIT Technology Review levou em consideração o porte e o setor de atuação de cada participante, para não haver comparações desiguais, análises quantitativas e qualitativas baseadas em entrevistas com executivos e em dimensões como gestão, marketing, processos e produtos. Na edição de 2025, novas variáveis foram incorporadas, como exploração, experimentação, práticas de ESG e maturidade em inteligência artificial, permitindo uma leitura mais completa sobre o impacto da inovação nos resultados financeiros e não-financeiros.
Desde a primeira edição, em 2022, o número de empresas inscritas cresceu de pouco mais de mil para mais de duas mil em 2024, antes de se estabilizar em 2025. Nesse período, dimensões como diversidade, inovação aberta e uso de dados ganharam relevância, enquanto nesta edição novos fatores, como exploração, experimentação e maturidade em IA, mostraram-se decisivos para reputação e impacto não-financeiro. O estudo aponta ainda que a inovação em processos internos continua sendo o principal vetor de resultados financeiros.
Sobre a MIT Technology Review Brasil
Lançada no país em outubro de 2020 com proposta inovadora no cenário editorial brasileiro, a MIT Technology Review é referência no Jornalismo de autoridade em tecnologia. A reputação da MIT Technology Review deriva de seus 121 anos de tradição de relatórios sobre novas tecnologias e do seu relacionamento exclusivo com a principal universidade do mundo em pesquisa e inovação.