O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (4/6) o Pix Automático, nova modalidade de pagamento para contas recorrentes, como luz, água, telefone, mensalidades e assinaturas. De acordo com o BC, a funcionalidade vai estar disponível em todos os bancos a partir do dia 16 de junho. Quatro instituições já estão oferecendo o serviço para clientes (veja abaixo quais são).
Segundo especialistas ouvidos por PEGN, a novidade é positiva para pequenas e médias empresas. André Charone, contador especialista em gestão financeira, afirma que o recurso pode ajudar a reduzir a inadimplência, melhorar a previsibilidade de recebimentos e facilitar o controle do fluxo de caixa mensal.
“Empresas que trabalham com mensalidades, como escolas, academias e prestadores de serviços recorrentes, poderão automatizar seus recebimentos sem depender de boletos bancários ou integrações com sistemas de débito automático – que até então exigiam convênios complexos e custos adicionais”, afirma o contador.
A diversificação das formas de pagamento, que inclui clientes que não usam cartão ou boleto, poderá aumentar a base de clientes dos negócios na opinião de especialistas. De acordo com o BC, o Pix já soma 160 milhões de usuários, tendo sido, em 2024, o meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros.
Marcello Marin, contador e mestre em governança corporativa, avalia que empresas devem considerar a adesão ao Pix Automático o quanto antes. “O Pix não é só uma solução de pagamento — ele faz parte de uma transformação maior: a digitalização das finanças corporativas. Empresas que entendem isso saem na frente”, diz.
O que é o Pix Automático?
O Pix Automático é uma nova modalidade de pagamentos que permite que consumidores autorizem pagamentos recorrentes a serem debitados de forma automática na data combinada. “É como se o débito automático ganhasse um irmão mais moderno”, diz Charone.
Na prática, o processo consiste no envio (por parte do fornecedor do serviço) de uma solicitação de autorização de pagamento ao cliente, que pode aceitar (ou não) diretamente no aplicativo do banco. Uma vez autorizada, a cobrança será feita de forma automática nos vencimentos seguintes, com base nos parâmetros definidos – valor, data e periodicidade.
De acordo com o BC, a autorização do Pix Automático também pode ser concedida e combinada ou não a um pagamento, por meio da leitura de um QR Code ou de um Pix Copia e Cola. As autorizações poderão ser canceladas a qualquer momento pelo pagador.
Como empresas podem aderir ao Pix Automático?
Segundo instruções do Banco Central, para oferecer o Pix Automático no seu negócio, o empreendedor deverá:
- Entrar em contato com uma instituição financeira que ofereça a modalidade de pagamento;
- Verificar com a instituição escolhida o que é necessário fazer para a implementação do Pix Automático;
- A cada cliente que optar pela funcionalidade, configurar os parâmetros da recorrência a ser autorizada pelo pagador (como data, periodicidade e valor);
- Receber as permissões dos clientes para o pagamento.
É necessário pagar para usar o Pix Automático?
Para pessoas físicas, o uso do Pix Automático será gratuito. Para empresas que receberem pagamentos por meio da modalidade, poderá haver cobrança de tarifas, que podem variar de acordo com a instituição financeira responsável pelo recebimento. Para informações sobre valores, o BC indica consultar diretamente o prestador de serviços de pagamento.
Qual a diferença para o débito automático?
A principal diferença do Pix Automático para o débito automático tradicional é o funcionamento por meio da infraestrutura do BC, o que dispensa convênios diretos e bilaterais entre a empresa e cada instituição financeira que irá oferecer o meio de pagamento. Com o Pix Automático, a operação exige apenas um contrato de prestação de serviços com a instituição recebedora.
“Outro fator muito positivo para as empresas que vão receber Pix Automático é a data: quando pagamos um boleto via código de barras ou no débito automático, a empresa beneficiada recebe em D+1 [a transação financeira ocorrerá no próximo dia útil após a solicitação]. Já no Pix, a empresa vai receber no ato da transação. Isso significa uma grande melhora no fluxo de caixa e diminuição da taxa de inadimplência”, afirma Nátaly Zamaro, fundadora da Spot Finanças, contadora e especialista em finanças corporativas.
Quais bancos já oferecem o Pix Automático?
Alguns bancos já oferecem a funcionalidade para clientes. São eles: Branco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander. Por enquanto, parte dos serviços está restrito a correntistas dos bancos. A oferta para todos deve acontecer a partir do dia 16.