Dados da plataforma Sensor Tower apontam que app nacional cresce em popularidade entre gigantes do mercado mundial e já é uma referência para consumo de ebooks e audiobooks
O Grupo Skeelo, maior ecossistema de ebooks e audiobooks do Brasil detentor das marcas Skeelo e Skoob, encerrou o primeiro semestre de 2025 com um feito histórico: alcançou o 3º lugar em número de downloads na categoria Livros somados os números da App Store e do Google Play, ultrapassando gigantes do setor como Play Livros do Google, ficando atrás somente dos apps Amazon Kindle e Wattpad. Até junho deste ano, o grupo superou a incrível marca de mais de 19 milhões de downloads.
O resultado da empresa vai de encontro à percepção do mercado consumidor. De acordo com a pesquisa independente Panorama – Uso de Apps no Brasil 2025, realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, o Skeelo aparece como o terceiro app mais citado, tanto no quesito de leitura de ebooks quanto na escuta de audiolivros, sendo a única empresa 100% brasileira listada no ranking, superando gigantes globais do setor como Google Play Livros, Audible e Apple Books. “Esta pesquisa trouxe a percepção espontânea dos brasileiros, e quando fazemos o recorte das marcas mais lembradas que, como a Skeelo, têm um modelo formal e genuíno com o mercado editorial, não considerando distribuição de obras sem o devido acordo formal com as editoras, vemos que a pesquisa mostra que estamos ainda melhor posicionados. Celebramos esse resultado com grande entusiasmo, pois ele atesta o acerto da nossa estratégia ao desenvolver um modelo inédito e disruptivo há mais de 6 anos, que usa alianças estratégicas no setor de telecomunicações viabilizando a distribuição de livros numa escala capaz de mudar o panorama de hábito de leitura de um país continental como o Brasil, comenta Rafael Lunes, Vice Presidente de Relações Institucionais do Skeelo.
Exclusivamente dedicado ao universo dos livros, o Grupo Skeelo oferece uma experiência integrada de consumo de ebooks e audiobooks, com espaço digital para promover a comunidade leitora, incentivando conversas, trocas de experiências, debates e desafios de leitura entre os usuários na plataforma social Skoob. Com curadoria editorial especializada e foco na distribuição dos melhores livros do mercado literário, reforçando o compromisso com a qualidade e a promoção do hábito de leitura. “Acompanhamos o crescimento expressivo do consumo de livros digitais em dispositivos móveis e temos trabalhado continuamente para que esta experiência seja cada vez mais satisfatória e disponível para o máximo possível de pessoas”, complementa Rafael Lunes.
Sobre o Skeelo
O Skeelo é uma plataforma de leitura digital que está entre os aplicativos de livros digitais e audiobooks mais utilizados no Brasil. Com um forte compromisso com a qualidade e a promoção da cultura literária, o seu acervo ultrapassa 200 mil títulos entre e-books e audiolivros, resultado de parcerias estratégicas com as maiores editoras do mercado. Em 2024, a plataforma superou 2 milhões de usuários mensais e registrou mais de 286 milhões de minutos de leitura consumidos. Em constante crescimento, em 2024 adquiriu o Skoob, a maior rede social de leitores do país. Sua relevância no setor foi reconhecida pela Forbes, que destacou o Skeelo como uma das 20 startups em ascensão em 2023, e pelo LinkedIn, que o elegeu TOP startup por dois anos consecutivos. A empresa atua como um benefício oferecido em planos de mais de 200 grandes marcas (como Vivo, Claro, UOL e Sem Parar), facilitando o acesso à leitura para milhões de pessoas.
Informações para a imprensa
RPMA Comunicação
Ana Mendonça | Kelly Queiroz