julho 22, 2025

TRABALHO EM EQUIPE

Ao partir para da visão de que o comprometimento dos colaboradores da empresa seja essencial para a sua sobrevivência, faz se necessário que seus profissionais sintam se envolvidos e comprometidos. Maximiano (2011) afirma que quando participam das decisões que afetam seu futuro, os indivíduos ficam mais comprometidos com sua observância e execução no âmbito laboral. Por trazerem toda uma bagagem de ideias, valores, forma de agir e pensar supõe-se que seja necessário se prender as suas particularidades e trabalhar as mesmas de forma coletiva, de modo que o grupo seja capaz de corresponder às expectativas da instituição que fazem a prestação de serviços.

Coutinho (2006) expõe que as organizações precisam construir um ambiente saudável de trabalho que contenha respeito, concordância e especialmente união de seus colaboradores para procurar continuamente métodos que garantam o sucesso empresarial. Observa-se que as empresas devem aprimorar seus conhecimentos e técnicas para que possam modificar suas estratégias e gestão.

Cada colaborador deve ter claro quais são seus compromissos e responsabilidades dentro da instituição, para que sua participação contribua para o bom andamento da mesma. Acerca disso, Maximiano (2011) considera que a capacidade de trabalhar em grupo, geralmente, não acontece de forma automática, mas é uma qualidade que se desenvolve de forma coletiva.

Para que o trabalho cotidiano fique enriquecido, é necessário saber administrar de forma sadia o trabalho em equipe, de modo a aperfeiçoar a qualidade e a entusiasmar de forma positiva as relações do pessoal entre si. Frente a isso, as empresas comuns oportunizam algo para os seus funcionários trabalhem. Entretanto, as organizações que possuem uma maior inovação dão a seus funcionários uma direção eficaz para o desenvolvimento do seu trabalho (SINEK,2012).

Percebe-se, assim, que para que haja um bom trabalho em equipe, há que se ter um bom serviço de gerenciamento dentro da instituição. Além disso, o líder precisa ser perspicaz e dar incentivo ao grupo a fim de ter resultados mais satisfatórios em relação às atividades que lhes são propostas. Para tanto, este precisa ter habilidade para exercer a sua função com eficácia e essa é uma qualidade do líder denominado como coach, cuja característica é direcionar e aumentar as potencialidades de cada um para elevar os resultados (SILVERSTEIN, 2013).

Segundo Oliveira (2014, p.116) o líder coach “mapeia as necessidades dos indivíduos, seus defeitos e talentos, suas habilidades e seus potenciais; e direciona o melhor das pessoas, superando expectativas e obtendo melhores resultados”. O líder é aquele que avalia minuciosamente cada um, para conduzir suas questões agudas da melhor forma provável. Percebe-se que para Oliveira (2014), a liderança de alta performance exige que o líder crie condições para que seus liderados possam aprender e consequentemente desenvolver a si mesmos e às suas equipes, maximizando principalmente iniciativas que priorizem a criatividade e inovação do trabalho em equipe. Ao promover o crescimento particular dos cooperadores, a equipe como um todo estará apta a realizar um trabalho em equipe com melhor desempenho, e, desta forma, portanto, contribuir para que melhores resultados sejam alcançados pela organização, assim como a condição de vida no trabalho como será visto a seguir.

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors